fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Primeiro voo de resgate deixa Israel com mais de 200 brasileiros

10 de outubro, 2023
2 minuto(s) de leitura
Brasileiros em Israel embarcam em avião da FAB
Foto: Reprodução/ FAB

O voo é operado por uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), com capacidade para acomodar 230 pessoas. O avião, com 211 passageiros, decolou de Tel Aviv para a operação de resgate pouco depois das 14h (horário de Brasília), e está previsto para pousar na Base Aérea de Brasília na madrugada desta quarta-feira (11).

Após os procedimentos alfandegários, os repatriados com destino final em Brasília serão direcionados até a área doméstica de desembarque do Aeroporto Internacional de Brasília, onde encontrarão com seus familiares. Já os passageiros com destino ao Rio de Janeiro (RJ) serão transportados em duas aeronaves da FAB, um KC-390 Millennium e C-99, até a Base Aérea do Galeão.

Avião da FAB KC-30 traz brasileiros de Tel Aviv
Foto: Reprodução/ FAB

De acordo com o Itamaraty, mais de 2 mil brasileiros solicitaram a repatriação na embaixada do país em Israel. Muitos deles estavam em viagem turística na região, e foram surpreendidos com o início súbito dos ataques do grupo terrorista Hamas nas primeiras horas do último sábado (7).

O Itamaraty informou ainda que a prioridade neste primeiro momento é fazer o resgate dos cidadãos que moram no Brasil e estavam visitando a região, sem garantia de retorno imediato, como passagens aéreas.

Contra-ataque e tensões

Após o ataque surpresa, Israel intensificou as ofensivas com bombardeios na Faixa de Gaza. As autoridades do governo israelense afirmam que já há mais de 900 mortos e quase 3 mil feridos desde o início dos confrontos.

Centenas de terroristas se infiltraram no território israelense por terra, mar e ar, e avançaram para comunidades civis perto da Faixa de Gaza. Isso ao mesmo em que mais de 3.500 foguetes e mísseis tinham como alvo vilarejos e cidades do Sul, do Centro do país e Jerusalém. Além dos mortos e feridos, Israel informou que pelo menos 130 pessoas são classificadas como desaparecidas ou reféns.
Por outro lado, Gaza contabiliza 680 palestinos mortos e 3.700 feridos.

Resgates continuam

Nessa segunda-feira (9), a Força Aérea Brasileira enviou mais uma aeronave KC-30 para trazer brasileiros repatriados de Israel. O avião está em Roma, na Itália, aguardando autorização de Tel Aviv para fazer o resgate.

Nesta terça (10), a FAB também enviou uma KC-390 Millennium (Embraer) para a repatriação dos brasileiros na área de conflito. Essa é a terceira aeronave enviada pela Força Aérea como parte da operação batizada de “Voltando em Paz”.

Avião da FAB KC-390 Millennium
Foto: Reprodução/ FAB

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv forneceu um formulário online para aqueles que buscam voos de repatriação. Além disso, números de emergência estão disponíveis para os brasileiros na região (+972 (54) 803 5858), inclusive com Whatsapp, garantindo assistência durante esses tempos difíceis.

A representação brasileira em Ramala, Cisjordânia, também está ativamente engajada na segurança dos cidadãos na Faixa de Gaza, trabalhando em planos de resgate desses brasileiros.

Em destaque