fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Com doses próximas do vencimento, vacinação contra a dengue é ampliada no DF e outros estados

18 de abril, 2024
2 minuto(s) de leitura
Menina é vacinada contra a dengue
Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O público-alvo da vacinação contra a dengue foi ampliado após a publicação de uma nota técnica do Ministério da Saúde na noite dessa quarta-feira (17). O objetivo é evitar que as doses, com validade até o dia 30 de abril, sejam perdidas.

A indicação da pasta é que o imunizantes seja aplicado preferencialmente em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, mas a faixa etária pode ser ainda mais ampliada a depender do estoque de cada município. A vacinação, portanto, poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, que é o limite de idade indicado pela fabricante da Qdenga. A decisão vai ficar a critério dos gestores municipais.

Caixas do imunizante Qdenga
Foto: Divulgação

“Os municípios que tiverem muitas vacinas contra dengue com validade até 30/04, representando um risco de perda física, poderão aplicá-las em faixa etária ampliada, de 6 a 16 anos. Em caso de necessidade, municípios poderão ampliar a estratégia para a faixa etária aprovada pela Anvisa, entre 4 a 59 anos, conforme disponibilidade de doses que vencerão até 30 de abril de 2024”, afirmou a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

Embora a ampliação do público-alvo seja temporária, todos que receberem a vacina terão a segunda dose garantida, que deve ser aplicada após um intervalo de 3 meses.

Nesta quinta-feira (18), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, concedeu uma coletiva de imprensa e fez um apelo para que os pais levem os filhos para que sejam imunizados contra a dengue. “Lembramos às famílias a importância de vacinarmos as crianças, os adolescentes, naqueles municípios em que há epidemia e grande circulação do vírus”, disse.

A ministra ainda explicou a decisão do governo de ampliar a vacinação: “a nossa política é não permitir desperdício de dose. Onde houver doses disponíveis, e isso vai variar de município pra município, a vacinação poderá ser ampliada a todo o grupo para o qual a Anvisa fez o registro da vacina, que vai portanto até os 59 anos”.

Locais de ampliação

Além do DF, outros nove estados confirmaram a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a dengue, já que a procura está bem abaixo da esperada, com cobertura vacinal de apenas 30%.

Os estados que vão aumentar o público-alvo são: Acre (ampliação para pessoas de 6 a 20 anos, e pacientes com comorbidades de 21 a 59 anos); Amazonas (ampliação para faixa etária de 10 a 59 anos); Bahia (a definir pelas prefeituras); Goiás (ampliação para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos); Maranhão (faixa etária de 6 a 16 anos); Mato Grosso do Sul (faixa etária de 6 a 16 anos); Paraíba (ficará à critério dos municípios); Rio Grande do Norte (ampliação para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos) e São Paulo (faixa etária de 6 a 16 anos).

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a doença se mantém em alta no país. Já foram registrados, desde o início do ano 3,5 milhões de casos prováveis de dengue – 197.118 nas últimas 24 horas. Além disso, 1.544 pessoas morreram por complicações da doença.

Situação no DF

No Distrito Federal foram registrados 224.935 casos da doença, e 270 mortes, com mais de 14 mil novos casos em uma semana. As regiões administrativas com maior incidência da doença são Ceilândia, Samambaia, Santa Maria e Taguatinga.

Na capital do país, a vacinação contra a dengue foi ampliada para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

Em destaque