fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Posse presidencial: Lula é empossado e recebe a faixa neste domingo

01 de janeiro, 2023
1 minuto de leitura
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

A cerimônia teve sistema de segurança reforçado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a subir à rampa do Congresso Nacional neste domingo (1/1). Lula foi empossado no Congresso Nacional e em seguida recebeu a faixa presidencial das mãos dos cidadãos que representam a diversidade do povo brasileiro.

Ao discursar no parlatório do Palácio do Planalto para o povo, o presidente recém-empossado Luiz Inácio Lula da Silva disse que reassumiu o compromisso de cuidar dos brasileiros.

“Reassumo o compromisso de cuidar de todos, sobretudo daqueles que mais necessitam. De acabar outra vez com a fome. Temos um imenso legado, ainda vivo na memória de cada brasileiro e brasileira”, afirmou.

A primeira-dama Janja Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin, acompanharam Lula e o grupo na entrada do palácio. A cadela vira-lata Resistência também subiu a rampa. Ela morava no acampamento de militantes do Partidos dos Trabalhadores em frente à Polícia Federal, em Curitiba, e foi adotada por Janja quando o presidente estava preso na cidade, em 2018.

Lula voltou a discursar no Parlatório da sede do Executivo federal. Ao se dirigir aos apoiadores que o aguardavam na Praça dos Três Poderes, o presidente iniciou o discurso agradecendo os eleitores que combateram a “violência política” durante na campanha eleitoral e disse que vai governar para todos os brasileiros. 

“Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para quem votou em mim. Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado”, afirmou. 

Cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Segurança

Durante a semana a equipe de segurança informou que o público que fosse até a Esplanada dos Ministérios para assistir a posse presidencial teria que passar por uma revista para a segurança de todos.

Ao divulgar o esquema de trabalho das forças de segurança para a posse, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, afirmou que o objetivo do Executivo era tranquilizar a população.

Ao todo, mais de 50 reuniões envolvendo forças do DF e federais foram realizadas ao longo das últimas semanas para garantir a segurança não somente de autoridades presentes na cerimônia, mas também de delegações estrangeiras e do público em geral. 

Com informações da Agência Brasil

Em destaque