O Distrito Federal tem, oficialmente, 530 casos de flurona, nome dado quando uma pessoa é infectada ao mesmo tempo pela Covid-19 e pela gripe. A informação foi confirmada em nota enviada pela Secretaria de Saúde do DF nesta terça-feira (11/1).
Chama a atenção o avanço rápido da dupla infecção na capital do país. Há uma semana, como mostrou a coluna Grande Angular, Brasília tinha apenas um caso computado de flurona: o de uma menina de 8 anos que testou positivo para coronavírus e influenza A.
Para tentar frear casos semelhantes de flurona, o Governo do Distrito Federal quer iniciar a vacinação de crianças contra Covid-19 neste domingo (16/1), caso o Ministério da Saúde envie as doses até sexta-feira (14/1).
Após receber os imunizantes, a Secretaria de Saúde precisa fazer o armazenamento e a distribuição. Por isso, estabelece um prazo entre a chegada das vacinas e o início da aplicação.
Flurona: Gripe, Ômicron e Delta
Ômicron, Delta e gripe. Estamos enfrentando tempos em que doenças de transmissão respiratória têm causado medo e incertezas. Por isso, conhecer os principais sintomas de cada uma é necessário para assegurar sua saúde e de quem você amaAndriy Onufriyenko/ Getty Images De acordo com infectologistas, a gripe é causada por vários vírus diferentes, mas os principais são os subtipos H1N1 e H3N2 do influenzaGetty Images Os principais sintomas da gripe são dor no corpo, fadiga, febre, secreção, coriza e tosse. Além disso, trata-se de casos limitados e em dois ou três dias os sintomas se resolvemGetty Images A indicação é que pessoas gripadas bebam bastante líquido e descansemGetty Images A Ômicron, variante da Covid, está associada a sintomas respiratórios mais leves, como os de um resfriado, por exemploAndriy Onufriyenko/ Getty Images Perda de apetite, espirros, suores noturnos, sensação de garganta arranhando, cansaço e elevação na frequência cardíaca de crianças infectadas são alguns dos sintomas da cepaiStock No caso de pacientes com a variante Delta, o adoecimento é mais rápido do que as outras mutações e há maior risco de hospitalização, sobretudo para os não imunizadosMorsa Images/ Getty Images Segundo informações do Instituto Butantan, os sintomas mais comuns da variante Delta são febre, tosse persistente, coriza, espirro, dor de cabeça e garganta. Perda de paladar e de olfato não são comuns para os infectados por essa cepaGetty Images A principal diferença entre a Covid-19 e a gripe é que a última possui sintomas mais fortes nos dois primeiros dias. Já na Covid-19, em casos mais graves, acontece após o 8º dia Uwe Krejci/ Getty Images De acordo com especialistas, a importância do isolamento social é imprescindível para evitar a proliferação dos vírus, em todos os casosGetty Images
Fonte: Saulo Araújo, Metrópoles