Estado registrou 177.965 casos até novembro
Os casos de mortes por dengue no estado de Goiás aumentou 382% comparado com o mesmo período do ano passado (2021). Este ano já foram registradas 149 mortes no estado. No ano passado, de janeiro a dezembro, foram 39 óbitos.
O número de casos também subiu consideravelmente. Até novembro deste ano, foram 177.965 casos confirmados, ante 42.819 registrados em 2021.
Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), a maioria dos casos ocorreu entre janeiro e maio. Isto se explica pela distribuição das chuvas no Estado que se concentram nesses meses.
Combate à doença
Na última quarta-feira (8/11), a SES-GO promoveu um seminário com o intuito de atualizar e qualificar os profissionais da linha de frente do combate à doença. Foi ministrado para os profissionais de saúde envolvidos técnicas de manejo clínico de pacientes pela médica infectologista Josela Palmeira Pacheco.
Também foi feita a análise dos exames realizados no Laboratório Estadual Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen) e Vigilância Epidemiológica.
Além do combate, é necessária a prevenção pessoal de cada cidadão. Segundo o Instituto Butantan, é de fundamental importância eliminar os focos de água parada, como em vaso de plantas, pneus, lixo e também nas caixas d’água.